Entre 21 e 25 de novembro, pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz participaram do 1º Treinamento da Rede Nacional de Sequenciamento Genético, promovido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS-MS). A capacitação reuniu profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) de diversos estados brasileiros para atualização em protocolos de sequenciamento genômico do SARS-CoV-2 e uso de ferramentas computacionais no acompanhamento de variantes. A iniciativa buscava fortalecer a Rede Nacional de Vigilância Genômica, descentralizando esforços e ampliando a capacidade de monitoramento da circulação do vírus nas diferentes regiões do país. O processo, que se estendeu até fevereiro de 2023, formou equipes de 24 estados e do Distrito Federal, resultando na produção de mais de 3.600 genomas, com relatórios encaminhados a gestores estaduais e federais para apoio à vigilância genômica.