O Ministério da Saúde informou que o Brasil havia atingido a menor média móvel de mortes por Covid-19 desde abril de 2020, consolidando tendência de queda da mortalidade observada no início de setembro e registrada pelo consórcio de veículos de imprensa que monitorava os dados das secretarias estaduais de saúde. O indicador, calculado com base na média de óbitos dos sete dias anteriores, refletia a redução dos casos graves e mortes após o avanço da vacinação e das doses de reforço no país, em um contexto de predominância de sublinhagens da variante Ômicron. Apesar da queda da mortalidade, a doença permanecia em circulação no território nacional.