Nesse dia, foi sancionada a lei que instituiu o dia 12 de março como Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 no Brasil. A data remete à primeira morte pela doença no país segundo os registros oficiais, a de Rosana Aparecida Urbano, trabalhadora doméstica de 57 anos residente em São Paulo, vitimada pela Covid-19 em 12 de março de 2020. A iniciativa buscou reconhecer os impactos humanos e sociais da pandemia, responsável pela morte de mais de 700 mil pessoas no país, além de reforçar a importância da preservação da memória pública da crise sanitária. A criação da data ocorreu em um contexto marcado pela multiplicação de iniciativas de familiares, organizações da sociedade civil, instituições científicas e culturais voltadas ao registro das experiências da pandemia, à preservação de acervos e à homenagem às vítimas.