A socióloga e pesquisadora Nísia Trindade Lima, então presidente da Fiocruz, tomou posse como Ministra da Saúde do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, estabelecendo uma ligação direta entre a principal instituição científica em saúde do país e a condução da política federal. A nomeação foi interpretada como um reconhecimento das respostas da ciência e da saúde durante a pandemia e de reaproximação entre o ministério e a comunidade científica. Entre as prioridades anunciadas estavam a reconstrução das capacidades institucionais do Sistema Único de Saúde, o reforço da gestão tripartite com estados e municípios e o fortalecimento de áreas estratégicas como imunização, vigilância, saúde digital e saúde mental. Foi a primeira mulher a ocupar essa posição desde que a pasta foi criada em 1930, então com a denominação de Ministério da Educação e Saúde Pública. Com sua ida para o ministério, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, assumiu a presidência da instituição, sendo confirmado no cargo em eleição da comunidade interna em março de 2023.