Em 10 de fevereiro, data instituída no Rio de Janeiro como o Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias, a Fiocruz apresentou os resultados do Plano de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O balanço reuniu dados sobre a execução do plano em oito municípios do estado, com 104 projetos aprovados e cerca de 200 mil pessoas impactadas. A iniciativa foi viabilizada com recursos oriundos de fundo especial da Alerj após a aprovação da Lei n. 8.972, de autoria da deputada estadual Renata Souza. Na ocasião, foram apresentados os principais eixos de atuação do plano: segurança alimentar, educação, saúde mental, trabalho e renda, comunicação e informação popular em saúde e territórios sustentáveis e saudáveis. Além disso, foi lançado um mapa territorial situando as ações desenvolvidas. A iniciativa apoiou ações em comunidades e periferias fluminenses, respondendo às desigualdades sociais agravadas pela pandemia e contou com a participação de organizações comunitárias e coletivos de favelas.