A Fiocruz recebeu equipamentos doados pelo governo do Japão destinados a unidades como Bio-Manguinhos e o Instituto Oswaldo Cruz. A doação integrou um projeto de cooperação voltado ao reforço das capacidades do Brasil no enfrentamento da Covid-19, incluindo tecnologias usadas na produção de vacinas, em pesquisas e em diagnósticos. A delegação japonesa visitou os laboratórios onde os aparelhos foram instalados e discutiu novas iniciativas, incluindo futura cooperação técnica na área de vigilância genômica. O encontro destacou a longa parceria científico-tecnológica entre instituições japonesas e a Fiocruz, intensificada durante a pandemia.