A Fiocruz anunciou a construção, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), no Rio de Janeiro, do Centro de Covid Longa, espaço estruturado para o atendimento, reabilitação e pesquisa multidisciplinar de pessoas com sequelas persistentes da Covid-19. O centro, que seria inaugurado em 11 de maio de 2023, passou a abrigar o estudo Recover Pós-Covid, desenvolvido em parceria entre o INI, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). O projeto teve como objetivo acompanhar pacientes com Covid longa por meio de avaliações abrangentes, incluindo aspectos cardiovasculares, respiratórios, imunológicos e de saúde mental. A iniciativa buscou dimensionar o impacto das sequelas da doença na população brasileira, além de produzir evidências científicas capazes de orientar políticas públicas e fortalecer a ampliação do acesso à reabilitação no Sistema Único de Saúde. Parte dos recursos para a estruturação do centro vieram do programa Unidos Contra a Covid-19.